sábado, 20 de fevereiro de 2010

O caminho que nos faz crescer.(2 Pedro 3:18)

2 Pedro 3:18- "Portanto, crescei na graça e no conhecimento."

Falar de crescimento na Igreja de hoje(quando falo igreja, estou me referindo a todas as denominaçoes que se intitulam cristãs) é complicado. Deixa eu tentar provar essa minha tese: se eu fosse pregar num Igreja Batista Tradicional, ligada a convenção batista, eles diriam que crescer em Deus é respeitar a ortodoxia, talvez; se eu fosse numa Igreja Presbiteriana, diriam que crescer em Deus é ter conhecimento, talvez; se eu fosse numa Igreja Neopentecostal, igreja neopentecostal é dessas que vendem água, sal e oferecem oração para troca de anjo da guarda, elas falariam que crescer em Deus é ser financeiramente próspero, talvez; se eu fosse numa Assembléia de Deus, diriam que crescer em Deus é falar em língua estranha e ser batizado com o Espírito Santo, talvez. Vejam que são inúmeras concepções que definem crescimento em Deus, e para você, que lê esse texto, o que é crescer em Deus? Como crescemos em Deus? É respeitando a ortodoxia, o tradicionalismo, o fundamentalismo, é apenas conhecer a palavra, é ser financeiramente próspero, é ser batizado com o Espírito Santo? Eu digo não! Crescer em Deus é nos tornarmos cada vez mais parecidos com Cristo. Voce já parou pra imaginar como Cristo era? Como ele seria no mundo de hoje? Se você fez essa reflexão e está tentando ficar semelhante a Ele, certamente você está crescendo em Deus. Será que Jesus era um religioso tradicional? Não, ao contrário, ele foi perseguido e crucificado por religiosos que zelavam pelo tradicionalismo; não vejo Ele apenas conhecedor da palavra, ele era, acima de tudo, sábio; não vejo Jesus próspero, Ele era filho de carpinteiro; não vejo Jesus em busca de orações de fogo, em busca de poder, no sermão do monte descrito em Mateus 6:5-8- "E quando vocês orarem, não sejam hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem visto pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao pai que está em secreto, então o Pai, que está em secreto, o recompensará."

Queridos, precisamos nos parecer com Cristo se quisermos crescer em Deus, porque eu digo isso? Digo isso porque eu olho para Cristãos e não consigo enxergar Cristo, vejo pessoas arrogantes, pretensiosas, cheias de si, eu olho as vezes para o Papa com sua estola papal, com aquela ornamentação, com o cetro, com o sapato de seda, olho muitas vezes para Pastores com ternos italianos, que só se hospedam em hotéis de 5 estrelas e ainda cobram para pregar o evangelho, vejo músicos apenas pensando no comércio, praticando o oposto do que está escrito em Mateus 10:8- "De graça recebestes, de graça daí". Isso está tão distante da proposta inicial de Jesus. É tempo de mudarmos muita coisa, muitos conceitos estão desgastados, é tempo de crescermos em Deus e não cresceremos em Deus se não nos parecermos com Jesus de Nazaré, Ele é o nosso padrão, ser igual a Ele é o nosso objetivo e nossa meta maior e quando você for igual a Ele Mãe, seu filho se converterá, você marido terá uma mulher sábia e aceitará esse Deus tão maravilhoso e você sabe por que? Porque eles estarão vendo Cristo através das nossas vidas e não rejeitarão a Sua palavra.
Uma vez, um pastor de São Paulo contou uma história que representa bem a realidade das igrejas, ele disse que na igreja que pastoreava tinha um ministro de louvor que exortava as pessoas dissolutamente, e isso o incomodava, essa não era a visão que ele tinha de evangelho, certo dia, a mãe desse cantor ligou para o pastor e disse: "se for para virar crente e ficar igual ao meu filho, prefiro queimar no inferno, ele não ama, é inclemente e não perdoa."


Você sabe qual é o problema? O problema é que temos a mesma síndrome que tinham os Judeus, a síndrome de mais poder, de receber um Jesus grande para os homens, para nós, crescer em Deus é ser pomposo, estrela, ser bom orador, ser "vaso de honra". Os Judeus esperavam um Cristo com pinta de Rei segundo os padrões humanos, forte, bonito, completamente oposto do que ele foi e é, em Isaias 53 diz que ele não tinha nem parecer nem formosura, era desprezado e o mais indigno entre os homens e este homem de dores, Ele não era grande em Deus, ele não cresceu em Deus, Ele era o próprio Deus. Qual o nosso padrão de crescimento, de crescer em Deus?

Pedro escreveu duas cartas. A primeira com o auxílio de um escriba, Silvano, e a segunda escreveu com o próprio punho ou com a ajuda de um escriba menos habilidoso que Silvano, basta nós observarmos o vocabulário de 2 Pedro. O propósito desta epístola foi:

1- Exortar os crentes a buscarem com diligencia a Santidade e ao verdadeiro conhecimento de Cristo.

2- Desmascarar falsos mestres que se levantaram na época

Pedro resume o propósito do livro nos dois últimos versículos, onde ele chama a atenção dos Crentes a não caírem na conversa de falsos mestres e a crescer na graça e no conhecimento do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

O que é Graça? Vamos dar uma olhada em Romanos 5, vejamos uma síntese do que está lá escrito:

1- O pecado entrou no mundo por um homem e pelo pecado, a morte

2- O pecado veio entes da lei

3- A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada

4- A graça vem para nos conceder vida eterna mediante Jesus, nosso Senhor.

O pecado e morte vieram pela desobediência de um homem e a graça, a nossa ligação direta e imediata com o Pai, nos alcançou por meio da obediência de um homem, Ele nos proporcionou a VIDA ETERNA, ao lado de Deus, esse homem foi Jesus de Nazaré.

E o que é Graca? A graça marca o fim da lei. Na lei, nossas atitudes são julgadas, se eu sigo a lei sou abençoado; se não sigo, se as minhas atitudes não estão de acordo com a lei, sou amaldiçoado. Na Graça, importa o coração. Veja como Deus é perfeito, nossas ações denunciam do que o nosso coração está cheio, precisamos crescer na graça e no conhecimento.

Aí você me pergunta, Victor, como eu faço pra crescer em Deus? Qual o caminho que me faz crescer?

1- Pra crescer em Deus precisamos fincar a nossa base, o nosso alicerce na rocha

Imaginemos uma construção, para edificarmos um prédio alto, para que a construção cresça, é preciso ter uma base sólida. Se tivermos uma base sólida, não seremos como aqueles prédios que desabaram no Haiti.

AMADOS, SE FIRMARMOS A NOSSA BASE NA PALAVRA E NO CONHECIMENTO DAS SAGRADAS ESCRITURAS, ESTAREMOS PRONTOS PARA CRESCER E NADA VAI NOS ABALAR, VOCE SABE POR QUE? PORQUE A BIBLIA SAGRADA NOS GARANTE QUE NA DUREZA DA VIDA, NA TEMPESTADE, SE NÓS ESCUTARMOS A PALAVRA E A PRATICARMOS SEREMOS SEMELHANTES AO HOMEM QUE CONSTROI SUA CASA SOBRE A ROCHA E VOCÊ SABE O QUE VAI ACONTECER? ELE, JESUS ESTARÁ AO NOSSO LADO QUANDO O VENTO SOPRAR E SE VOCE EDIFICAR A SUA CASA SOBRE A MINHA PALAVRA, PORQUE O HOMEM QUE HOUVE A MINHA PALAVRA E AS PRATICA É SEMELHANTE AQUELE QUE EDIFICOU SUA CASA SOBRE A ROCHA E QUANDO VEM O VENTO CONTRÁRIO, E O VENTO CONTRÁRIO VEM, QUANDO VEM A MÁ NOTICIA, QUANDO VOCE RECEBE O DIAGNOSTICO MÉDICO, QUANDO VOCE RECEBE A CARTA DE DESPEDIDA, ESSE HOMEM QUE EDIFICOU A SUA CASA SOBRE A ROCHA , ESSA MULHER QUE EDIFICOU SUA CASA SOBRE A ROCHA, NÃO VAI DESABAR, PORQUE OUVIU AS MINHAS PALAVAS E AS PRATICOU, ELE ESTÁ FIRME PARA ENFRENTAR AS INCERTEZAS DA VIDA E CRESCER EM DEUS.

2- Para crescermos não é Necessário apenas andar ao lado de Cristo, é preciso nos convertermos a Ele

Veja o exemplo de Judas Iscariotes, andava ao lado de Jesus, mas mesmo assim não tinha se convertido a Ele, não acredito que quem se converte é capaz de trair, em Mateus 27.4 Judas diz que pecou, pois traiu sangue inocente.

3- Para crescermos em Deus é preciso ter uma fé consistente

Qual a consistência da sua fé? Sua fé funciona somente aqui na Igreja? Pedro foi um dos escolhidos por Cristo, um dos doze discípulos, ele era um dos mais próximos, ele é um dos que está em mais evidência, ele é o mais fervoroso. Veja, de quem é o barco que Jesus usa como palanque? De Pedro; quem afasta as criancinhas de Jesus? Pedro; quem corta a orelha do soldado quando este vai prender Jesus? Pedro; até aqui ele é forte; quem nega Jesus três vezes antes que o galo cante? Pedro. Como está a sua fé? Ela é consistente para crescer em Deus? Voce sabe o que houve com Pedro? Mesmo negando Jesus três vezes, Jesus, na primeira vez que encontra com Pedro, repete três a mesma pergunta: Pedro, tu me amas? Pedro responde: Amo. Disse Jesus após a terceira resposta de Pedro: Entao, apascenta as minha ovelhas.

Voce está preparado crescer em Deus? Você está disposto a seguir pelo caminho que te faz crescer? Voce já negou Cristo tantas vezes e o galo até já cantou? Hoje ele olha pra você e diz: Apascenta as minhas ovelhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário