quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Agentes de transformação.

"O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos”
Lucas 4:18

Leiam o texto de uma amiga minha, ele servirá de pilar para o que vou construir.

"A participação social e o empoderamento fortalecem a democracia, e para que isso aconteça é preciso uma conscientização. E como acontece essa conscientização? Levando o saber pra todas os âmbitos sociais, negar limites de classes, não havendo esse limite de classe, todo mundo pensa e todo mundo faz. Sim, é uma utopia, mas uma utopia Freiriana, que caminhos 20 passos tentando alcançar e ela caminha 20 a frente, mas isso não quer dizer que não consigo chegar lá..entendeu!?
É por isso que me envolvo no movimento estudantil, porque pra mim ele vem para derrubar os muros da universidade (onde fica o saber) que separa da sociedade, e tirar os limites. E todo mundo passa a ter acesso ao saber, e não apenas aqueles que tem acesso a universidade, Entende?
Qnde fazia trabalhos voluntários na Igreja Batista Central, e hoje em comunidades pobres, levo questões políticas, sobre sociedade, ser ou não ser, cultura..enfim! Praticar o que quero construir,porque só assim entendo o sentido disso tudo..
É vivenciando, experimentando que percebemos a potencialidade do ser humano. Assim como o comunismo diz que o homem precisa se humanizar para potencializar-se.
Sonho com uma sociedade comunista, sei q estou lutando por uma causa que não chegarei a ver.
É como se a minha geração estivesse para limpar e preparar o salão pra uma linda festa que acontecerá de novo, assim como foi a ultima naquela época que todo mundo queria ter nascido." Samyla de Paula

Começo o meu excerto fazendo uma afirmação: Jesus Cristo é a salvação. Essa declaração pode ser corroborada independentemente de profissão de fé. Por que? Simples, Ele veio com uma proposta fácil de entender e de aplicabilidade racional, Ele propôs que amássemos ao próximo como a nós mesmos. Esse amor excede ao individualismo, ao egocentrismo e ao egoísmo(características centrais do sistema econômico vigente, o Capitalista). Uma professora de filosofia, Araci, disse uma vez: “O capitalismo instiga o que temos de pior, o egoísmo!”

O homem tem optado por caminhos opostos ao do Cristianismo, se estivéssemos seguindo a cartilha de Jesus, a maioria das guerras não teria ocorrido, não existiria miséria, filhos não se levantariam contra pais, as famílias seriam unidas e a paz reinaria. Mais de dois mil anos se passaram e as coisas só pioram, as Igrejas, que em tese são agentes transformadores e formadoras de consciência, não executam sua função adequadamente. O que a história nos mostra é algo completamente oposto, a maior parte das guerras foram iniciadas em nome da fé.

O Cristianismo é mais que religião, é uma filosofia e estilo de vida, mas infelizmente, pelo triste exemplo que temos, o de religiões que se dizem cristãs (as vezes religiões vendidas à lógica capitalista), não são levados a sério, somos motivo de piadas fundamentadas em casos verídicos de pessoas que ritualizam o relacionamento com Deus, a liturgia, por vezes é animalizada.

Esse desvio de trilha não é particular do cristianismo, existem outros exemplos de filosofias, de estilos de vida que foram terrivelmente desvirtuados. O maior deles é o comunismo, não a essência, ela é linda, mas a prática histórica foi cruel. Esse sistema econômico prega a igualdade social, as características gerais são: Propriedade estatal, economia planificada, sociedade igualitária. Infelizmente, na prática isso não evoluiu, o Estado Chinês, que se diz comunista, exige de países com quem comercializam que seja reconhecido como país de economia planificada, a propriedade já não mais é estatal e existem classes sociais, divididas em ricos e pobres.

Assim como o cristianismo, o comunismo foi depreciado, o homem, sempre na ânsia de poder, deturpou os objetivos, os meios e os fins. O texto da minha amiga Samyla é repleto de esperança (prima da fé), ela tem traços incomuns, pois uma acadêmica de Psicologia da Universidade de Fortaleza, assim como todo mundo, estaria normalmente preocupada apenas com seu bem estar e com seu futuro. Entretanto, ela mostra que é melhor se ocupar em levar o saber acumulado dentro da universidade aos carentes, isso é de se admirar. Além disso, percebe-se que existe um inconformismo dela com a realidade dos excluídos, essa realidade tem como uma das conseqüências, o analfabetismo político, levando o povo a não exercer de forma coerente a democracia.

O texto bíblico, Lucas 4:18, nos mostra Jesus lendo Isaias 61:1 numa sinagoga na Galiléia, e em versículos depois Ele afirmou: “hoje se cumpriu a escritura que vocês acabaram de ouvir”(Lucas 4:21). Veja como invertemos os papeis. Não somos agentes de libertação, assim como Jesus foi, digo libertação no seu mais extensivo significado, não estou restringindo à libertação apenas de endemoniados, atravesso a linha da mediocridade e levo essa libertação ao extremo de sua essência, já que Ele nos diz:

1º Pregar boas novas aos pobres

2º Proclamar liberdade aos presos(não preso de cadeia, acredito em outra dimensão de
prisão e acho que é essa que Cristo está se referindo)

3º Recuperação de vista aos cegos(ou seja, cura aos doentes e cura na doença)

4º Liberdade aos oprimidos

É preciso repensarmos o conceito de agente de libertação, já que anunciamos liberdade e vivemos cativos dentro de nossos desejos e objetivos. Lembro-me da música de uma banda nacional, ela diz: “As grades do condomínio são pra trazer proteção, mas também trazem a dúvida se é você que está nesta prisão.”

Essa é a liberdade que tanto queremos viver? Ela não condiz com a de Cristo. Sejamos libertadores, anunciando boas novas e acreditando que é possível sim a mudança, a transformação e que não é utopia crer que haverá um mundo melhor, detalhe, ele pode ser construído por nós. Avante Sâmyla!

Nenhum comentário:

Postar um comentário