segunda-feira, 15 de novembro de 2010

CUIDADO E DISCERNIMENTO: PREVENIR É O CAMINHO. PARTE 2.

Em um primeiro momento, revelamos de forma sucinta como são atraídas as pessoas para enriquecerem falsos pastores, principalmente pelo egoísmo e vaidade desses pseudo-sacerdotes. Separamos alguns trechos das Sagradas Escrituras que por sí só já nos mostram como reconhecê-los, bem como, a um verdadeiro e sincero pastor.

Para iniciar, Lucas, em Atos 20:29, nos adverte sobre pastores que na verdade são lobos perigosos - “Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho”; Você já prestou atenção quantas pessoas se mobilizam para fazer o jogo da mega-sena, principalmente quando está acumulada? Fazendo planos de como vão usar o dinheiro fácil. É por esse sentimento ilusório que os falsos pastores entram e fazem a festa e você nem percebe que se trata de um lobo cruel.

Jesus Cristo, nosso Salvador, não foi menos claro ao denunciar em João 10:12. Ele fala do mercenário, aquele que age somente pelo interesse financeiro, denunciando ainda mais, o que não é pastor, porém ambos estão travestidos de pastor, veja o que o texto diz: - “Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas”.

No livro de Jeremias, o profeta também admoesta sobre os pastores falsos e mentirosos que fazem o povo errar o alvo, iludindo-os a concentrarem seus desejos em bens materiais, conforto terreno, deixando de lado o que mais Jesus Cristo ensinou, vida na eternidade, veja a seguir o que diz o profeta: “(JR 50:6) - Ovelhas perdidas têm sido o meu povo, os seus pastores as fizeram errar, para os montes as desviaram; de monte para outeiro andaram, esqueceram-se do lugar do seu repouso”.

Caro leitor, você já se perguntou sobre o que faz um pastor? Será se é somente um pregador ou alguém que incentiva você a “investir dinheiro em seu ministério?”, Ou ainda, incentiva você a ficar “RICO e ABASTADO”. Será se o verdadeiro pastor não é aquele que conhece as suas ovelhas, as chama pelo nome e na hora da precisão encontra-se disposto a ajudar? O profeta Ezequiel é bem claro ao proclamar a ordem de Deus “(EZ 34:2, 7-9) - Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas? Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que, porquanto as minhas ovelhas foram entregues à rapina, e as minhas ovelhas vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas; e os pastores apascentaram a si mesmos, e não apascentaram as minhas ovelhas; Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR:”.

Deus não concorda nem muito menos aceita esse tipo de postura de líderes religiosos, travestidos de pastor, por isso Ele diz: “(JR 3:15) - E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência.

Para aqueles que estão debaixo da autoridade de um pastor, digo, pastor chamado por Deus para o santo ministério, Ele exorta conforme se lê na Carta aos Hebreus. “(HB 13:17) - Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil”.

Por fim, fique atento ao que diz a Bíblia, o livro vivo, na carta aos Hebreus, que precisamos atentar para a maneira de viver de um pastor, leia o escrito bíblico. “(HB 13:7) - Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, ATENTANDO PARA A SUA MANEIRA DE VIVER”.

Pr. Laécio Rebouças

Nenhum comentário:

Postar um comentário