segunda-feira, 29 de novembro de 2010

NOVO NASCIMENTO

A cena descrita em João 3 é incrível, a narrativa não foge da realidade humana e impacta a expectativa do homem comum, o texto é rico e apresenta dois personagens: um homem chamado Nicodemos e Jesus.

A Bíblia mostra que Nicodemos era autoridade entre os judeus, certamente vivia segundo os preceitos da lei, mas mesmo debaixo dos ditames religiosos, dos dogmas, das regras, é notório que fora atraído a Jesus por motivações pouco nobres, ele afirma que Jesus era da parte de Deus porque realizava milagres. Em Mateus 8:4 Jesus cura um leproso e manda que ele não diga a ninguém. Jesus sabia que milagre atrai muita gente e essa motivação as vezes nos conduz ao equívoco, ao interesse e ao individualismo. Se chegar a Deus por razões que não sejam nobres, se aproximar dEle pelo que Ele pode dar e não pelo que Ele é, é terrível. Esse homem pode ter visto a cura de leprosos, a libertação de possessos, a ressurreição de mortos e apenas por causa dessas coisas Nicodemos se aproxima de Jesus e afirma que Ele é da parte de Deus.

O que tem nos aproximado de Jesus? O que para mim, na prática da minha vida tem sido novo nascimento? Sobre quais alicerces estão firmados o seu novo nascimento? Será que você está em Cristo por causa exclusivamente da(o) sua(eu) namorada(o),ou de repente para arrumar um(a)? Será que você está por causa do ministério? Não, deixa o Victor pregar senão ele sai da igreja. Será que por causa das amizades? Por causa da saída depois dos cultos? Hoje, Jesus olha para nós e nos diz: é necessário nascer de novo para ver o reino de Deus. Mas será que esse reino a que Jesus se refere é o reino dos céus, do pós-morte, ou um reino que pode ser visto aqui na terra? Um reino que pode ser instaurado e vivido integralmente por aqueles que ao lado dEle andam.

O problema é que nós temos a mesma perspectiva de Nicodemos, nossa crença é religiosa e assim a vida abundante é desfrutada apenas no pós-morte. Jesus nos garante vida plena hoje, em João 10:10 diz: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância(ou plenamente em algumas traduções).” Ele disse tenham e não terão. Por isso precisamos mudar esse conceito, se nascermos de novo, temos a capacidade de ver o reino de Deus e não só de ver, mas de instaurá-lo, e como é que planto o reino de Deus? Eu planto o reino de Deus com a semente do amor, na terra fértil da solidariedade, tudo isso regado com perdão, fraternidade, humanidade e gentileza.

Mas o que de fato é nascer de novo?

1º Nascer de novo é acreditar que quando me encontro com Jesus, posso ser seu discípulo, transformador de realidades e formador de consciência.

As pessoas que se encontraram com Jesus tiveram invariavelmente duas opções: segui-lo ou desprezá-lo. O jovem rico encontrou-se com Jesus e não seguiu, a missão era árdua demais. Os que seguiram não continuaram do mesmo jeito, foram libertadores, transformadores e seres de vida extraordinária.

2º Nascer de novo não está necessariamente ligado a eu fui, hoje sou.

Esse é um termo pragmático da instituição religiosa, quantas vezes na bíblia se lê o testemunho dos apóstolos informando o que eles eram e o que eles são? Nenhuma. Estar com Cristo me transforma dia a dia em alguém melhor, e essa transformação não se expressa na contabilidade dos meus pecados. A partir da minha decisão em nascer de novo, passo a me relacionar com Deus e isso vai mudando a minha moral e o meu caráter, aproximando-se cada vez mais dEle, essa aproximação e relacionamento que me constrange a ser melhor. Infelizmente, para muitas pessoas, nascer de novo é: eu bebia, eu fumava, eu dançava; hoje não bebo, não fumo e não danço, falta dizer, também não vivo, sou uma estátua. A mudança causada por Jesus é muito mais profunda.
Nascer de novo é a oportunidade que Deus nos dá de sermos exatamente o que não fomos, por que? Porque Ele nos chama para fora da escuridão para a sua maravilhosa luz, e se nós atendermos a esse chamado, não nos reconheceremos mais, não será mais o “EU”, não será mais o meu ponto de vista, mas o de Deus, pois, segundo Gálatas 2:20- “Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.”

3º Nascer de novo é a oportunidade de passar uma borracha nos equívocos do passado. Não importa o que você foi, não importa o tamanho do seu erro, vai valer o daqui pra frente.

II Corintios 5:17- “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”

Portanto, se você tem dúvida devido ao seu passado, esqueça disso, em Deus há possibilidade de mudarmos a nossa realidade sim. Você pode questionar, mas sou um terrível pecador, não consigo me livrar e a minha consciência pesa quando vejo a perfeição de Deus.

Em Lucas 7:36-50- Jesus é ungido por uma pecadora, ela lavou os pés dele com lágrimas e com perfume, e no versículo 50 Ele diz: “sua fé te salvou, vá em paz”

Pode um corrupto coletor de impostos, desonesto, esquecer seu passado e reescrever a sua historia? Pode, Zaqueu reescreveu e em Lucas 9:19 Jesus afirma que houve salvação na sua casa.

Pode alguém desprezado pela religião e pela tradição,uma esquecida pela vida, cruzar o seu caminho com o de Cristo, nascer de novo e tornar-se a maior pregadora dos samaritanos? Pode, a mulher samaritana converteu quase uma cidade inteira.

Pode um pescador analfabeto, nascer de novo e passar a ser um dos maiores pregadores do evangelho? Pode, Pedro foi.

Pode um homicida, um perseguidor de Cristãos, se transformar no maior escritor no novo testamento? Pode, Paulo foi o maior escritor, decodificador do evangelho e grande missionário, você sabe por que? Porque Jesus pode transformar, mudar a natureza e nos fazer nascer de novo.

Você sabe o que é nascer de novo? É a possibilidade que Deus nos dá de reescrever a nossa história através de Cristo Jesus. Por isso, não importa o que você foi, não importa o que você fez, o que vale é o daqui para frente, em Deus eu consigo mudar, pois nEle posso todas as coisas. O relacionamento é como uma semente pequena, quando plantada, bem regada e adubada, pode se tornar uma arvora frondosa e dar muitos frutos, você é essa semente e quando plantada em Deus, se transforma a ponto de você depois de algum tempo não mais se reconhecer, visto que já terá se tornado uma grande árvore.

Victor Rebouças

SHALOM BLESSED

Nenhum comentário:

Postar um comentário