terça-feira, 21 de setembro de 2010

Felicidade e felicidades!

Eclesiastes 2:1-11
“Eu disse a mim mesmo: venha, experimente a alegria. Descubra as coisas boas da vida! Mas isso também se revelou inútil. Concluí que o rir é loucura, e a alegria de nada vale. Decidi entregar-me ao vinho e à extravagância, mantendo, porém a mente orientada pela sabedoria. Eu queria saber o que vale a pena debaixo do céu, nos poucos dias de vida humana. Lancei-me a grande projetos: construí casas e plantei vinhas para mim. Fiz jardins e pomares e neles plantei todo tipo de árvores frutíferas. Construí também reservatórios para irrigar os meus bosques verdejantes. Comprei escravos e escravas, tive escravos que nasceram na minha casa. Além disso, tive mais bois e ovelhas do que todos que vieram antes de mim em Jerusalém. Ajuntei para mim prata e ouro, tesouros de reis e de províncias. Servi-me de cantores e de cantoras, e também tive um harém, as delícias dos homens. Tornei-me mais famoso e poderoso do que todos que vieram antes de mim em Jerusalém, conservando comigo a minha sabedoria. Não me neguei a nada que os meus olhos desejaram; não me recusei a dar prazer algum ao meu coração. Na verdade, eu me alegrei em todo o meu trabalho; essa foi a recompensa de todo meu esforço. Contudo, quando avaliei tudo que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há nenhum proveito no que se faz debaixo do sol.”

Assisti hoje a uma reportagem no jornal Bom dia Brasil sobre uma pesquisa norte americana(só podia ser) que colocava em xeque se o dinheiro trazia felicidade ou não. A pesquisa concluiu que o que traz a felicidade não é ser rico, mas não ser pobre.

Será que a nossa felicidade pode vir de um relacionamento? Ela(e) completa a minha vida; Ou será que ela vem quando alcançamos um objeto de desejo? Uma casa bem grande, uma televisão LCD de 52 polegadas te deixaria feliz? Segundo a notícia, uma boa renda alivia problemas associados ao divórcio, doença e solidão. O trabalho calculou que o custo desse sossego custa R$ 11.000,00 por mês nos Estados Unidos. Um entrevistado brasileiro respondeu que ficaria satisfeito com R$1.500,00. Um exemplo bom é o de seu Nonô(outro entrvistado), carpinteiro de 54 anos, R$1.100,00 de salário, todavia, o sujeito mais animado da obra, “Vai cantando e levando”, ensina ele. Uma alegria que não se explica e não se mede.

O Brasil é conhecido por possuir uma das maiores hecatombes sociais do planeta, a miséria e a desigualdade são vistas nas esquinas dos centros urbanos, subúrbios, periferias e também em pequenas cidades. Certa vez vi uma família que morava numa casa de apenas dois cômodos, 11 pessoas que viviam dependendo da aposentadoria do mais velho, um idoso de 73 anos. Outra vez, numa aula de campo, vi a policia cortando uma mangueira que abastecia várias famílias sedentas, pois o canal público(canal da integração) passava por dentro de uma propriedade privada.

O texto de referência, Eclesiastes 2, revela a conclusão de um Rei, Salomão, que conquistou todos os seus sonhos, a bíblia diz que ele tinha até um harém, cerca de 1000 mulheres estavam a sua disposição. Entretanto, mesmo em meio a tanta riqueza, percebeu que foi tudo inútil, foi correr atrás do vento, pois não há nenhum proveito no que se faz debaixo do sol.

Fiquei pensando, por que tantas igrejas prometem prosperidade financeira se a própria bíblia diz que nisso não há proveito? O que se passa na cabeça de um pregador(isso se tiver um raciocínio lógico básico, muita reflexão e um pouco de caráter) quando afirma que a vida abundante prometida por Jesus inclui dinheiro?-detalhe, Jesus era pobre- Vejo mediocridade teórica nos cultos que animam boa parte do alienado público apenas instigados pela necessidade do ter.

Jesus me garante vida abundante? Sim, mas completamente desconectada da lógica mundana, creio que com Ele é possível rir na desgraça, agradecer na dor e crescer no sofrimento. Como Jesus nos promete prosperidade financeira se ele mesmo afirma que o dinheiro é um grande mal e que tem pessoas que não entram no reino dos céus devido ao dinheiro. Em Mateus 19:23 diz que “é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus.”

É preciso repensar felicidade.

Vivam em paz!

2 comentários:

  1. O rico verdadeiro não o que mais tem, mas o que menos precisa.
    Conforme no texto original: O Senhor é o meu pastor e de nada sentirei falta SL 23:1
    Gostei, valeu Victor !

    ResponderExcluir
  2. TUDO DEBAIXO DO SOL É VAIDADE...
    Interessante o fato de que Salomão afirma que acumular bens materiais e realizar bons projetos é tão inútil e desprovido de razão quanto tornar-se um ébrio, entorpecido pela bebida.
    Às vezes, aquilo que consideramos bom consegue ser tão ruim quanto aquilo que consideramos mau.

    ResponderExcluir