quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Tempo, o senhor da razão.

O autor do Eclesiastes, Salomão, não permite que vivamos debaixo da psicose gerada pelos discursos, muitas vezes ufanistas e triunfalistas, historicamente reproduzidos no ambiente religioso. Desde muito cedo ando em igrejas e percebo que as pregações nos conduzem a crer na vitória certa e imediata, no triunfo, mas eu pergunto: e quando eles não chegam? E quando as nossas orações parecem não ser ouvidas? Resposta: frustração, crise existencial e de fé. Veja o que nos diz o Eclesiastes 3:2-8 e dele algumas lições serão extraídas.
Eclesiastes 3:2-8
Há tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de se arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de danças, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de se abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de jogar fora, tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz.
O que nós podemos aprender:
1º Todo homem está sujeito a fases boas e ruins independentemente de sua fé
Veja que o texto trabalha sob a figura de linguagem chamada antítese, ele traz a uma característica e seu inverso, haja vista ele falar em nascer e morrer, em plantar e logo em seguida em colher, então percebe-se que o autor, afirmando que há tempo pra tudo, nos alerta que a vida será coberta por momentos bons e ruins. No capítulo 9 do Eclesiastes ele diz que “o que acontece com o homem bom, acontece com o pecador”, mais na frente o texto explicita que “os velozes nem sempre vencem a corrida; os fortes nem sempre triunfam na guerra; os sábios nem sempre tem comida; os prudentes nem sempre serão ricos; os instruídos nem sempre tem prestígio; pois o tempo e o acaso afetam a todos”.
Salomão, depois disso tudo parece nos conduzir à realidade, ele nos faz andar com o trem de pouso acionado, pisando no chão da realidade, por que?
a) Nem sempre a relação de causa e efeito funciona na vida.
Nem sempre quem está preparado vence, nem sempre o servo fiel será próspero, saudável ou plenamente feliz, uma coisa é certa, o servo fiel do Deus altíssimo tem convicção de que tudo vai passar e que a de chegar o tempo da bonança.
b) Precisamos viver bem e desfrutar o que de bom a vida tem nos confiado.
Veja o que também está escrito no Eclesiastes 9:
Eclesiastes 9:7-9
Portanto, vá, coma com prazer a sua comida e beba o seu vinho de coração alegre, pois Deus já se agradou do que você fez. Esteja sempre vestido com roupas de festa, e unja sempre a sua cabeça com óleo. Desfrute a sua vida com a mulher a quem você ama.

2º Existe um conselho implícito, quem está desfrutando do tempo bom, aproveite, mas saiba que a hora ruim pode vir e você tem de estar preparado para ela; quem está vivendo maus momentos, espere um pouco que o tempo da bonança virá.

Portanto, chegamos a conclusão de que nos momentos de paz, de prosperidade e de saúde precisamos estender as mãos a quem mais necessita, ajudando e compartilhando. No momento ruim é bom aprendermos o que Paulo aprendeu, pois o poder de Deus se aperfeiçoa na nossa fraqueza, quando somos fracos é que somos fortes e que a graça de Deus nos basta.
Amém.

3 comentários: