segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Verdades e mitos que sustentam a minha fé.

Atos dos Apóstolos 11:26b- “Em Antioquia, foram os discípulos pela primeira vez chamados Cristãos".

Infelizmente, o cristianismo virou religião! Todos os cristãos são, em maior ou menor escala, religiosos. Entretanto, para muitos desses, ser religioso é tema descartado, porque a palavra religiosidade tomou um sentido pejorativo, passou a significar legalismo, dureza, regras impostas que não necessariamente precisam existir. Engraçado é que muitas vezes nós, mesmo religiosos, atacamos a religiosidade. Mas para discutirmos precisamos saber de algumas coisas:

1º A palavra religião deriva do termo latino RE-LIGARE, que significa religar com o divino

2º A religião antecedeu a Cristo, pois a própria religião Judaica já existia antes de Cristo, além do Hinduísmo, das Religiões persas, siro-fenícias, entre outras

3º Jesus não veio para instituir mais um grupo religioso

4º Jesus foi crucificado por excelentes religiosos

5º A religião promete o seguinte: se a vida tá difícil, agüente mais um pouquinho que você de repente vai para o céu e as coisas vão se resolver. O livro de João nos mostra que Jesus não está preocupado com a vida religiosa, ele não está preocupado com a vida após a morte, ele promete vida abundante aqui e agora, ele promete que teremos vida eterna aqui e hoje, por isso que a promessa de Jesus é diferente das outras religiões, Jesus quer salvar o seus anos de vida aqui e hoje, ele não está preocupado em salvar você na hora da morte para ir para o céu, ele quer salvar você enquanto é possível você abraçar o seu filho, o seu pai, você ser nesta terra um homem que experimenta vida e vida em abundância, Jesus disse que aquele que crê em mim não é vai ter a vida eterna é tem a vida eterna, qual é a diferença entre Jesus e a religião? Na religião, você a adere e os seus infortúnios são aliviados pela penitencia, pela corrente, venha pra nossa fé que a carga que você carrega vai ser mais leve, venha pra nossa religião que Deus vai aliviar a carga, mas no evangelho, Jesus, ao invés de aliviar a nossa carga ele prometeu mais carga, ele disse o servo não é maior do que o seu senhor e se a minha carga é pesada a sua não pode ser diferente, então essa idéia de que aceitar a Jesus vai aliviar o meu peso é promessa religiosa, Jesus diz: olha, eu vou mandar vocês como ovelhas para o meio de lobos, dá pra você calcular o que é uma ovelha em meios a lobos?

A pergunta que faço muitas vezes a mim mesmo é: será que somos realmente semelhantes a Jesus? Será que a nossa proposta religiosa é pelo menos parecida com a proposta inicial de Jesus? As vezes eu vejo tanta distância, estamos longe cronologicamente, são mais de dois mil anos que nos afastam de Cristo; Uma distância espacial, estamos na parte sul do continente americano, no Nordeste do Brasil e Jesus na Palestina; A distância cultural também é relevante; Jesus não conheceu o capitalismo, nem o desenvolvimento da filosofia pós idade média. Aí me pergunto, somos mesmo parecidos com Jesus de Nazaré? Porque vejo pessoas que se titulam Cristãs e não consigo enxergar Cristo nelas. Naquele caso do governador do Distrito Federal, chamado “Mensalão do DEM”, um dos beneficiados, depois de receber a propina, orou a Deus agradecendo e pedindo que Deus ajudasse a esses irmãos que estavam mantendo o reino. Vejo pessoas arrogantes, pretensiosas, cheias de si, eu olho as vezes para o Papa com sua estola papal, com aquela ornamentação, com o cetro, com o sapato de seda, olho muitas vezes para Pastores com terno italiano, que só se hospedam em hotéis de 5 estrelas e ainda cobram para pregar o evangelho, vejo músicos apenas pensando no comércio, praticando o oposto do que está escrito em Mateus 10:8- De graça recebestes, de graça daí. Isso está tão distante da proposta inicial de Jesus. Quantas vezes pedimos unção apenas para manifestarmos dons espirituais extravagantes.

Essa realidade que estamos inseridos nos empurra para uma vida cheia de regras inúteis. Acreditamos num Deus meritório, que me responde a partir da minha dedicação, quer ver? A gente ora mais, vai para mais vigílias, porque assim se sente mais santo e mais digno de receber graça, errado. Além disso, nós vivemos cada vez mais uma religiosidade individualista, me aproximo de Deus apenas para alcançar milagres, cura, para ter a garantia de vida financeira próspera. A oração de Habacuque perdeu o sentido nos dias de hoje, a experiência de Jó não tem mais espaço nos púlpitos, quer que eu prove? Quantas pessoas, em suas súplicas, pedem benefícios a Deus? Quantos nas suas orações citam a fé de Abraão, de Moises, quantos citam Jefté, Sansão, Davi, Salomão? Quantos apenas lembram das promessas maravilhosas? Mas quantos são capazes de levantar as suas mãos aos céus e dizer: Senhor, eu te amo pelo que tu és, te sirvo não pelo que o Senhor pode me dar, mas pelo que tu fizeste à raça humana, Pai, mesmo que nada de bom aconteça, mesmo que não haja dinheiro, mesmo que tudo seja tirado de mim, mesmo que o diagnóstico médico seja contrário, mesmo que eu seja injustiçado, ainda assim, exultarei no Deus da minha salvação.

O que nos diz texto bíblico?

A palavra havia sido pregada em Antioquia apenas para os Judeus, então, alguns varões de Chipre e de Cirene foram a Antioquia e anunciaram o evangelho aos Gregos, a fama foi tão grande que enviaram Barnabé para verificar as maravilhas que estavam acontecendo lá, Barnabé, por sua vez, foi a Tarso e chamou Paulo e lá, em Antioquia, os discípulos foram chamados Cristãos.

Me pergunto, o que fez a sociedade os reconhecerem como Cristãos?

De imediato, quebram-se alguns mitos:

1º Deus valoriza a nossa relação com o próximo
Essa é uma forma de adoração. Vamos com calma agora, vou mais fundo. Se nós tivermos um choque entre a adoração vertical, que é essa adoração de orações, de vir ao culto; e a adoração horizontal, que é essa dos relacionamentos sociais, qual prevalece? A horizontal, você sabe por que? Deus já é Deus independentemente do meu esforço. Vamos a um exemplo: Estou vindo a um culto domingo a noite, no meio do caminho vejo um miserável e já estou quase atrasado, me diga, para Deus, qual a melhor opção, parar e amparar o pobre ou vir correndo ao culto?

LUCAS 10:30-37 DIZ:
“Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram , deixando-o quase morto. Aconteceu de estar descendo um SACERDOTE(leia-se, pastor ou padre) pela mesma estrada. Quando viu o homem passou pelo outro lado da estrada. E assim também um LEVITA(pessoa que se ocupa nos afazeres da igreja); quando chegou ao lugar e viu, passou pelo outro lado. Mas um SAMARITANO(um rejeitado pela religião Judaica, é como um espírita ou macumbeiro para evangélicos) estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele. Avançando para o versículo 36: “Qual destes três você acha que foi o próximo(amigo, o que teve amor) do homem que caiu na mão dos assaltantes? Aquele que teve misericórdia dele”, respondeu o perito na lei(ou seja, das escrituras). Jesus lhe disse: “Vá e faça o mesmo”.

MATEUS 25: 34-45
“Então o Rei dirá aos que estiverem a sua direita: ‘Venham, benditos do meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’. “Então os justos lhe perguntaram: ‘Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou como estrangeiro, ou nu, ou preso?’ “O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: O que vocês fizeram a alguns de meus pequeninos, a mim o fizeram’

Vejam que estes dois textos deixam explicito que Deus se importa com as nossas relações e principalmente no nosso apoio com relação aos pequeninos.

2º Deus não é meritório
Não é pelo muito sofrer que alcançamos graça, não é pelo muito orar que nos aproximamos de Deus.

3º Existe, na religião, a inversão de meios e fins.
Na religião nós acreditamos que é através da santificação que conseguimos nos aproximar de Deus, mas é o inverso, é a aproximação de Deus que nos torna cada dia mais íntegros, corretos.

Vamos para algumas verdades que são básicas, são princípios iniciais para a Fé Cristã

1ª Todo homem é pecador
ROMANOS 3:9
“Somos nós excelentes? De maneira nenhuma! Pois antes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado”
1JOÃO 1:8-10
Se afirmamos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessamos nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. Se afirmamos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e sua palavra não está em nós.
Agora, o pecado é muito fácil de perceber nos outros e quase impossível de ver em nós mesmos. Certa vez, um cidadão religioso, passava todos os dias cedinho em frente a uma casa para ir trabalhar, até que ele percebeu a presença de uma rede armada na varanda dessa casa, e isso o incomodava, ele se perguntava: é muito injusto, todos os dias passo aqui em frente para ir ao trabalho e esse aí ainda dormindo! Até que um dia, sua inquietação foi maior que a razão, e ele foi à rede, bateu em seu punho e acordou o sonolento homem dizendo:
- O senhor não tem vergonha na cara, a preguiça é um pecado capital
Respondeu, o bocejante homem:
- A inveja também é
Isso porque nós percebemos o erro do outro com muita facilidade, mas não temos a capacidade de olharmos para nós mesmos e fazer uma avaliação introspectiva para saber o que está certo e o que está errado.

2ª O pecado veio para condenação e gerou morte

3ª Através da aceitação de cristo somos completamente livres

Sabe o que precisamos, como Cristãos, aprender? Que Jesus me ama independentemente do que eu sou, do que pratico, Deus está sempre de braços abertos para nos receber, pois o pecado e a morte vieram pela desobediência de um homem e a Graça, a nossa ligação direta e imediata com o Pai, vieram através da obediência de outro homem, Ele nos proporciona vida eterna, ao lado de Deus, esse homem foi Jesus de Nazaré

Me resta uma pergunta, ela vai ser respondida por você: Quais são os seus mitos? Onde se fundamenta a sua fé?

3 comentários: